quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Abertura do Ano Letivo.


A Arte de Ensinar!

Foi o nome da palestra que assistimos hoje no Centro Municipal de Cultura.
Nosso palestrante foi o professor, escritor e doutor em Filosofia da Educação Gabriel Perissé



Antes do nosso ilustre palestrante iniciar, nos foi passado uma história muito interessante que já postei aqui há algum tempo: O Carpinteiro.
Também fomos contemplados com uma mensagem de Paulo Freire: "Não há transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de chegada. Todo amanhã se cria num ontem através de um hoje. De modo que nosso futuro baseia-se no passado e se corporifica no presente. Temos que saber o que fomos para saber o que seremos." (1999, p.33)
Depois nosso palestrante começou a falar de uma maneira fantástica e carismática.
Entre diversas coisas relevantes, ouvimos dele várias histórias bastante interessantes, tais como:
~~>O Grilo Professor de Augusto Monterroso;
~~>Números Pares e Ímpares e Idiotas de Juan José Millás;
~~>O Ponto de Martins Fonte;
~~>Frederico de Leo Leoni;
~~>Agora não, Bernardo;
~~>A Arte da Sobrevivência (que, infelizmente, não anotei o autor).
Cada história tinha a sua idéia principal e de cada uma delas Gabriel nos deu muitas lições. Serei breve no meu relato aqui.
A história O Grilo Professor nos faz questionar a escola tradicional. Ainda se faz tudo igual? A escola mudou ou não mudou? O professor continua sendo o transmissor de conhecimentos? Todos devem aprender da mesma maneira? E etc... Pior é que quase todos nós professores sabemos as respostas certas, mas daí até mudar...
Nos fez refletir sobre a alegoria das cavernas e nos questionou: É volta às aulas ou volta às jaulas? Nossa!!!
Gabriel fez um rápido resumo:
O professor medíocre, informa;
O bom professor, explica;
O professor muito bom, demonstra;
O professor artista, inspira!
Números Pares e Ímpares e Idiotas nos fez refletir sobre a individualidade e a busca do "eu". O não querer ser outro ou como o outro, o não se preocupar em fazer aquilo que o outro faz ou como o outro faz, mas sim nos aprofundar em quem realmente somos e dar O MELHOR de nós mesmos.
Gabriel nos falou sobre as características do professor que inspira:
* Cria com a criatividade do outro;
* Cuida de sua própria formação;
* Deve vencer a indecisão;
* Deve ser ouvivo e ouvir.
Em O Ponto ficou claro a importância que o incentivo, a compreensão e o amor do professor pesa no desenvolvimento do aluno. O quanto o professor pode despertar no seu aluno o desejo de aprender e ensinar o que aprende. Esta pequena história, entre muitas coisas, nos mostra o quanto existe de magia no relacionamento entre o professor e seu aluno!
O que sobressaiu pra mim na história do ratinho Frederico foi a diferença. Frederico não era como os outros ratinhos, mas ao final demonstra seu grande valor. Sempre quieto, parecendo alheio a tudo o que acontecia, Frederico na verdade percebia o que os outros ratinhos "normais" não percebiam, mas ele teve ao final da história a oportunidade de demonstrar o que e como ele percebia o que estava a sua volta, encantando e ensinando a todos os seus amigos ratinhos.
Em Agora não, Bernardo ficou a falta de sensibilidade para com o desenvolvimento do menino. O tolir sua liberdade de expressão. Em uma vida conturbada, corrida, as pessoas se perdem fazendo as "mesmices" de sempre, tirando o espaço daqueles que querem e precisam se expressar de maneira mais livre. Ficou o perigo da criança se perder de sua própria identidade devido a falta de compreensão.
A Arte da Sobrevivência nos mostrou a dificuldade inicial de um probre camaleão em saber utilizar seus dons naturais para seu próprio proveito, como os outros camaleões aprendiam e faziam. Depois de um esforço, ele consegue, mas devido a sua demora, é afastado de seu habitat natural. Por sorte encontra um artista que se inspira nele para pintar suas obras de arte e os dois juntos fazem muito sucesso.
Para mim foi uma tarde muito agradável e bastante proveitosa, apesar do imenso calor!

PS: Ao escrever aqui no Blog, tive uma fantástica "revelação": Aqueles que encontram muita dificuldade para executar algo, muitas vezes quase desistindo, depois de bem orientados e inspirados se superam, conseguindo realizações maravilhosas! Conquistas inigualáveis!!

Nenhum comentário: