sábado, 3 de fevereiro de 2007

Blog Conversações!


Quem se lembra???
:: Semana 1/ atividade 2 (Em Escola, Cultura e Sociedade).
Esta atividade inicia na semana 1 (de 25/09/2006 a 01/10/2006) e pode ser realizada até o final da semana 3 (de 09/10/2006 a 15/10/2006).
...
tema da atividade: a educação na rede/ projetos (esta atividade tem como objetivo ir pensando projetos)
entrega: até o final da semana 3, dia 16/10/2006.

Nos foi dado o tempo entre 25/09/2006 até 15/10/2006 para visitar oito blogs e explorar suas possibilidades, atividade inteiramente nova para mim! Entre estes oito blogs, um chamou minha atenção de uma maneira muito especial, pela forma descontraída, espontânea, inteligente, objetiva, clara e até mesmo divertida de escrever: O Blog do professor de Física Sérgio Lima! Muito comprometido com o que faz, ele tem o dom de explicar qualquer assunto tornando o seu blog super interessante! Fui presenteada então com um texto escrito por ele para postar aqui:

============ BlogConversações ============

Vez enquando o assunto vem à tona... o que são blogues mesmo?

Grande parte da "grande imprensa" ainda se refere aos weblogues (blogues para os íntimos!) como um "diário virtual". Eu penso que esta definição está muito longe do que os blogues tem sido hoje no mundo e, em especial, aqui no Brasil com a sua auto-denominada, "blogosfera".

Outras pessoas que de algum modo acompanham a cena da blogosfera brasileira (onde eu me incluo) já devem ter percebido que o que é mais revolucionário e mais marcante nos blogues, como mídia alternativa aos sítios web usuais e/ou aos grandes portais de conteúdo (UOL, TERRA, etc...), é a sua capacidade de interação com os leitores e com outros blogues!

Quer seja um blogue temático, quer seja um blogue de cunho pessoal - ao contrário de diários virtuais que funcionam como um jornal pessoal - eles, os weblogues, convidam o leitor a interagir através dos comentários ou através de publicação de opiniões (concordantes ou discordantes) em outros blogues!

Como se pode notar, a capacidade de interagir, conversar, compartilhar idéias, interfacear visões distintas sobre algo/alguma coisa tornam os blogues ferramentas de "conversações na Era da Informação"!

Então, quando me perguntam o que são blogues, costumo e gosto de dizer que "Blogs são conversações"!

E você já blogconversou hoje?

Notas:

Este texto foi escrito especialmente para ser publicado no Blogue da Professora Janete Dreyer
(http://janetedreyer.blogspot.com/)

Sergio F. Lima é professor de Física (Ensino Médio) no Rio de Janeiro e mantém dois blogues:
http://sergioflima.pro.br/blog/blogs e http://aprendendofisica.pro.br/blog


Muito obrigada, professor Sérgio. A sua amizade é para mim um presente muito importante!

Um comentário:

Sérgio Lima disse...

Olá Janete!

Agora estou esperando o seu texto! Não precisa ter pressa. Escreva com prazer e quando estiver pronto é só enviar!

Abraços!