1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim coloca que a definição de Stuart Mill sobre educação está muito ampla, e que o emprego deste vocábulo englobando tantos conceitos só tende a causar confusão e completa que a “Educação que nos interessa, e que deve ter o nome de EDUCAÇÃO é aquela em que os adultos exercem influência sobre as crianças e os adolescentes!"
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Ele ressalta a definição de KANT, que diz que “o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz”. E a definição de James Mill cujo objeto da educação é “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes”.
O ponto fraco em que incorrem estas duas definições, é que elas partem do princípio de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente!
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Segundo ele, para definir educação é necessário primeiramente uma observação histórica, considerando os sistemas educativos do passado e do presente, analisando o que se distingue nesses sistemas e relacionando todos os caracteres comuns e então definir de acordo com esses caracteres.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No desenrolar da história da humanidade, foi-se criando todo um conjunto de idéias sobre a natureza do homem, sobre a importância das nossas diferentes faculdades, sobre nossos direitos e deveres, sobre a sociedade e o indivíduo, o progresso, a ciência, as artes e etc... Segundo ele, “essas idéias são a base do espírito nacional; toda e qualquer educação, a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos”.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Este “ideal” a ser realizado “tem por função suscitar na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão, religião) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam”. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.”
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique.
Durkheim conclui desta citação acima, que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações, influenciadas pelas antigas gerações. Ele coloca que em cada um de nós existem dois seres distintos: Um ser Individual, que é constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal. E um ser Social, que é um sistema de idéias, sentimentos, hábitos e paradigmas, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes dos quais fazemos parte, tais como as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie.
Conclui este pensamento dizendo que a finalidade da Educação é constituir esse ser social em cada um de nós!
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Ele explica que, o indivíduo, procurando melhorar a sociedade na qual vive, deseja melhorar a si próprio, e que a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, “não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana”. E Durkheim conclui: “Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem”.
Na foto, na ponte da pracinha da nossa Escola Anita, meus aluninhos: Matheus, Stéphani, Vitória, Franciele, Tatiele, Leonardo, Taís e Katiele.
domingo, 8 de outubro de 2006
Cada ser é unico!! Individual, mas também Social!
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Um comentário:
Oi Nety!
Resolvi te visitar de novo, agora para cumprir a atividade da ECS. Achei muito bem pensadas as tuas respostas, se fosse pra colar eu já sabia de onde tirar a cola. Brincadeirinha.
Um beijo
Cristiane
Ah! Antes que me entenda mal brincadeirinha pela cola, mas o teu trabalho está jóia!
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