terça-feira, 31 de outubro de 2006

Quem são estes seres humanos, Marx e Engels?

Karl Heinrich Marx, intelectual alemão, tornou-se em 1842 redator-chefe da Gazeta Renana. Marx casou-se em 1843 com Jenny von Westphalen (atrás de um grande homem, sempre existe uma GRANDE mulher!)
Em 1844 Marx conheceu em Paris, Friedrich Engels, filósofo alemão, que tornou-se seu grande amigo de uma vida inteira! Compartilhando de uma mesma filosofia política, foram juntos os fundadores do Socialismo Científico (vejam até o final, tem uma história em quadrinhos muito boa!). Escreveram juntos o Manifesto Comunista onde analisam a opressão social exercida pela burguesia sobre o proletariado, do qual eles abraçaram a causa. Várias são as obras de Marx e Engels.
O que mais me impressionou ao ler sobre estes grandes homens, foi a enorme e sincera amizade que existia entre os dois, a dedicação de um pelo outro e pela causa que juntos abraçavam, lutavam e acreditavam. Impressionou-me também a fidelidade de Engels ao sempre citar Marx mesmo depois de sua morte! Emocionei-me ao ler a oração que Engels fez na sepultura de Marx! (A oração também está no final).
Mas a atitude de Marx com suas filhas me decepcionou, pois além de trair sua esposa, que deixou tudo o que tinha por amor a ele (ele teve um filho com sua empregada), não permitiu que suas filhas se envolvessem com revolucionários “para não passarem o trabalho que a mãe delas passou”! O erro do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!” Por mais revolucionário que ele tenha sido para sua época, agiu de maneira tradicional com suas filhas!
Esses grandes homens viveram no século XIX. Estamos no século XXI e ainda vemos muitos trabalhadores sendo sufocados e explorados! Pedreiros construindo escolas onde seus filhos jamais estudarão (lembram da música?)!
Poderia escrever muitas coisas, mas encerro minha postagem por aqui, dizendo a todos : A luta continua!!
Até a próxima postagem!


3 comentários:

Cris Simões disse...

Oi Nety! Parabéns! Teus trabalhos estão muito legais! Um abrço com saudades... Cristiane

carem disse...

Parabéns pelo teu blog, e os teus trabalhos? Organizados, claros e diretos... Você tinha deixado um recado no meu, mas só agora pude vir te visitar... A propósito sobre o mago é só entrar neste endereço e passo a passo saberá como inserí-lo em seu blog. Abraços!
Espero poder interagir e aprender muito com você e todos colegas deste maravilhoso curso!
www.tonygifsjavas.kit.net

Cris Simões disse...

JANETE! ESTOU COM SAUDADES. PQ ANDA SUMIDA, SÓ ENVIOU UMA PEGADINHA, NÉ? Olhei e pensei eu não vou fazer isso, mas pensei: foi a Janete que mandou deve ser alguma coisa interessante. Na hora mandei pra minha concunhada, ainda não recebi o xingão dela. Por favor vê se aparece? Tens idéia de como será a festa na UFRGS? Bjos