quarta-feira, 18 de abril de 2007

Hoje é Aniversário de Monteiro Lobato!

E DIA DO LIVRO INFANTIL!

José Bento Monteiro Lobato, nome que pela marcante presença na vida pública, empresarial e literária brasileira, dispensa qualquer apresentação, nasceu em 18 de abril de 1882 na cidade paulista de Taubaté. Em sua homenagem comemora-se na data do aniversário de seu nascimento o dia do livro infantil, especialidade em que ele mais se consagrou.

Fazemos uma singela homenagem à memória de Monteiro Lobato, na passagem de seu natalício, relembrando um entre os muitos dos primorosos diálogos que, o pai do Jeca e da Emília, escreveu. No trecho a seguir reproduzido, extraído de "O Casamento de Narizinho”, Lobato mistura imaginação, sonho e fantasia:

“- Mas quem é que fabrica esta fazenda, dona aranha? – perguntou... (Emília)

- Esta fazenda é feita pela fada miragem – respondeu a costureira.

- E com que a senhora a corta?

- Com a tesoura da imaginação.

- E com que agulha a cose?

- Com a agulha da fantasia.

- E com que linha?

- Com a linha do sonho”.

Diálogos primorosos, reafirmamos . Lobato coloca o sonho e a realidade num mesmo plano, e o faz com tal maestria que por vezes é impossível diferenciá-los em sua prosa. A respeito, na Abertura do “Picapau Amarelo”, escreve: “o que existe na imaginação de milhares de crianças, é tão real como as páginas deste livro”.

Aluizio Alves Filho


Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns monteiro lobato o ssitio e muito bom que tem a cuca a tia nastaçia e também o visconde de sabugoza e o saci e o pezadelo e a narizinho a dona benta o barnabé e assim vai bjuss...!!!