segunda-feira, 23 de abril de 2007

Uma história...



Tenho guardado um jornalzinho de uma escola na qual estudei (Carmela Dutra, onde fiz o curso adicional de Ciências e Matemática) acreditem, de dezembro de 1976! Entre outras histórias, tem uma em particular que faz com que nós, professores, repensemos nossa atuação em sala de aula! A imagem eu pesquisei agora na Web, "não é do meu tempo", não!!


Aí está ela:

Eu lecionei a todos eles...

Tenho ensinado no ginásio, por dez anos. Durante esse tempo eu lecionei entre outros, a um assassino, um evangelista, um pugilista, um ladrão e um imbecil.
O assassino era um menino que sentava no lugar da frente e me olhava com seus olhos azuis; o evangelista era o mais popular da escola, era o líder dos jogos entre os mais velhos; o pugilista ficava parado perto da janela e, de vez em quando,soltava uma gargalhada abafada, que até fazia tremer os gerânios; o ladrão era um coração alegre, diria libertino, sempre com uma canção jocosa em seus lábios; o imbecil, um pequenino animal de olhar macio, dócil, procurando as sombras.
O assassino espera a morte numa penitenciária do Estado; o evangelista está enterrado, há um ano, no cemitério da Vila; o pugilista perdeu um olho numa briga em Hong-Kong; o ladrão, na ponta dos pés, pode ver da prisão, as janelas do meu quarto; o de olhar macio, bate com a cabeça na parede forrada de uma cela, no asilo municipal.
Todos estes, um dia, sentaram na minha sala de aula; sentaram e olharam para mim, gravemente, das suas carteiras escuras e usadas.

Eu devo ter sido uma grande ajuda para esses alunos... Eu lhes ensinei o esquema da rima dos sonetos elizabeteanos e como colocar em diagrama uma sentença completa...

(N. John White, High School, Stillwater, Oklahoma. Traduzido e adaptado por Maria Aldina Silveira Furtado).


Após ter digitado toda a história aqui, só por curiosidade procurei-a no Google, mas pensando que não iria achá-la. Surpresa, encontrei a mesma história! Uma palavra ou outra está diferente, mas o significado é o mesmo...
Vamos refletir...

Um comentário:

Marta disse...

Oi Janete, tudo bem?? como está o reinício???
Quanto a postagem, realmente temos que pensar e refletir, sabe a escola que trabalho fica em um bairro que nas últimas semanas tem marcado presença no Jornal Vale dos Sinos, na página policial e isto é muito triste, porque são ex alunos da minha escola, que são notícias, e não boas, mas ruins,morte, roubo; daí paramos e nos questionamos, quanto ao que já fizemos e estamos fazendo.